Acesso ao contracheque no GDF: entenda o passo a passo e veja outras informações

O contracheque GDF (Governo do Distrito Federal) é um documento crucial para os servidores públicos do Distrito Federal, pois oferece uma série de informações essenciais sobre seus pagamentos. E para facilitar o seu acesso, há maneiras de conseguir consultá-lo online, sem burocracia e com rapidez. Este artigo vai ajudar você a acessar o seu contracheque GDF em poucos passos. Confira!

## Como acessar o contracheque GDF?

Para consultar o seu contracheque GDF, você deverá acessar o site do Sistema Único de Gestão de Recursos Humanos (gdfnet.df.gov.br), também conhecido como SIGRH. Então, na página de login, basta digitar o número do seu CPF e a senha pré-cadastrada no portal. Lá constará o seu contracheque. Depois que acessar o portal, você deverá:

– Selecionar o campo “Contracheque”;
– Depois, selecione o ano e mês correspondentes à data que procura;
– Então, vá em “Consultar” e “Visualizar o Contracheque”.

### Como ver contracheque online

#### Portal do Servidor por estado

Como cadastrar o e-mail para pegar o contracheque online GDF

Caso precise cadastrar um e-mail para acessar o contracheque GDF, você deverá se dirigir ao setor de Recursos Humanos do seu órgão. Uma vez realizado o cadastro, você poderá receber todas as informações referentes ao SIGRH e demais dados de login no endereço de e-mail fornecido.

### Como acessar contracheque GDF se esqueceu a senha

Para acessar o contracheque GDF sem uma senha, faça os seguintes passos: na tela de login do Portal do Servidor, vá em “Esqueceu ou bloqueou sua senha?” ou “Não tenho uma senha…”. Então, informe o seu CPF e a data de nascimento. Para a operação ser realizada com sucesso, é importante não digitar espaços em branco, hifens, barras ou pontos. Embaixo, será necessário digitar o código de segurança para confirmação da solicitação de senha. Existem duas opções para a solicitação de senha: enviá-la para o e-mail previamente cadastrado no SIGRH ou mostrá-la em tela, mediante a confirmação de alguns dados pessoais.

![Como acessar o contracheque GDF](https://cdn.tudocelular.com/mercado/imagem/2021/11/img_telegram_5798.jpg)

Continue acompanhando as principais informações sobre os servidores públicos com a meutudo, [inscreva-se aqui no formulário](link_do_formulario).

## Recadastramento GDF

Para manter os registros atualizados com informações precisas, é recomendado realizar o recadastramento dos servidores no GDF. É importante ressaltar que a falta de recadastramento pode resultar na suspensão ou bloqueio dos salários. Confira como você pode realizar o seu recadastramento a seguir:

– **Para servidor ativo** O procedimento de atualização eletrônica ocorre por meio do Recad (Sistema de Recadastramento, Complementação e Atualização de Dados) e está disponível a qualquer momento para os servidores ativos.

– **Para servidor inativo** O recadastramento dos servidores aposentados e pensionistas é conduzido anualmente pelo Instituto de Previdência (Iprev), e é realizado conforme o mês de aniversário de cada um.

Leia: Aposentadoria para servidor público 2023: regras e mudanças

Assim como os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), os servidores inativos do GDF devem realizar a prova de vida anualmente, comparecendo às agências bancárias onde recebem seus pagamentos.

## Como consultar o contracheque no SouGov?

A SouGov.br é uma ferramenta exclusiva para servidores federais que acompanham suas informações pelo SIGEPE (Sistema de Gestão de Pessoas do Governo Federal). Você também pode consultar o seu contracheque GDF pelo app SouGov.

![Como consultar o contracheque no SouGov](https://expanssiva.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/09/cheque_brinde_por_assinatura_eletronica.jpg)

Basta realizar o seguinte passo a passo:

– Baixe o SouGov e acesse com a sua conta gov.br;
– Em “AutoAtendimento”, clique em “Consulta Contracheque”;

Após escolher o mês desejado, a sua remuneração e as informações adicionais serão disponibilizadas em tela.

![Contracheque no SouGov](https://pbiof20.shrtco.de/9-1a)

Para baixar o contracheque, clique no ícone de download localizado no canto superior direito.

Informação adicional: deslize a tela para a esquerda e clique em “Remuneração Mensal”, “Rendimentos” e “Descontos” para ver infográficos relacionados ao contracheque.

Veja também: O que é e como solicitar o auxílio-alimentação servidor federal?

## Como autenticar contracheque do GDF?

Você também consegue autenticar o seu contracheque GDF por meio do SIGRH, de forma segura e rápida. A autenticação de contracheque é para terceiros interessados em comprovar as informações contidas em Contracheques emitidos pelo SIGRHNet, a partir de junho de 2007.

É importante informar que a prévia do contracheque não é possível de ser autenticada, por um documento preliminar que pode ser alterado até a data da sua emissão.

O passo a passo para realizar a autenticação está presente aqui no artigo, no tópico “Como autenticar contracheque do GDF”.

Esperamos que tenha acesso as informações necessárias através deste artigo. Continue acompanhando as principais informações sobre os servidores públicos com a meutudo, preencha o formulário abaixo.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o contracheque GDF? Consulte as perguntas frequentes abaixo e veja as respostas.

## Perguntas frequentes

### Como acessar o contracheque SEDF no SouGov?

Para acessar o contracheque SEDF no SouGov, siga os seguintes passos:

– Acesse o aplicativo SouGov.br;
– Escolha a opção “AutoAtendimento”;
– Selecione “Consulta contracheque”;
– Informe o mês que deseja consultar;
– Faça o download do documento.

### O que significa contracheque GDF?

O contracheque GDF é um documento que mostra o valor da remuneração mensal dos servidores do Governo do Distrito Federal.

### Qual é o portal do GDF?

O portal do GDF é o site www.gdfnet.df.gov.br.

Este artigo foi útil para você? Conte-nos sua opinião!

Mantenha-se informado sobre assuntos relacionados ao contracheque GDF e outros tópicos importantes para servidores públicos, inscreva-se aqui.

Com informações de: [Fonte](link_da_fonte)