Aposentados e pensionistas do INSS precisam do informe de rendimentos para declarar o Imposto de Renda das Pessoas Físicas (DIRPF). Este documento é essencial para que a Receita Federal faça o cruzamento de informações e verifique se há alguma inconsistência ou problema que precisa ser resolvido. Os aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS já podem realizar a consulta gratuita do informe de rendimentos do ano de 2023, na plataforma Meu INSS, por meio do site ou aplicativo, sem precisar comparecer a uma agência física do INSS.

Alguns benefícios do INSS, como aposentadorias, pensões por morte e salário-maternidade são tributáveis e devem ser declarados no Imposto de Renda. No caso de benefícios não tributáveis, como auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio-reclusão e salário-família, eles devem constar na declaração do IR apenas para controle de renda do Fisco.

O informe de rendimentos pode ser obtido pelo aplicativo Meu INSS, pelo site da Previdência Social e presencialmente em uma agência do INSS.

Para assegurar a declaração do IR, é importante obter o informe de rendimentos, que serve como comprovante de renda, além de ser utilizado para conseguir empréstimos, financiamentos, aluguéis de casas ou apartamentos, entre outros.

Confira o passo a passo para consultar e emitir o informe de rendimentos do INSS de diversas formas e por meio de diferentes plataformas:

1. Pelo aplicativo Meu INSS
– Acesse o aplicativo na Play Store ou Apple Store e clique em “Instalar”
– Após instalar, clique em “Abrir” e preencha os campos com CPF e senha para acessar o documento

2. Pelo site do INSS
– Acesse o site e clique em “Entrar com gov.br”
– Preencha os campos com CPF e senha cadastrada na conta Gov.br
– Clique em “Serviços” e depois em “Certidões, Declarações e Extratos”
– Selecione o ano desejado e baixe o documento

3. Pelo site da Previdência Social
– Escolha o ano de consulta e preencha os campos necessários
– Marque a caixa de verificação “Não sou um robô” e clique em “Consultar”

4. Presencialmente pela agência do INSS
– Agende um atendimento no site ou app Meu INSS
– Leve CPF e um documento com foto à agência no dia do atendimento

O informe de rendimentos do INSS pode ser obtido de forma simples e eficiente, seja pela internet ou presencialmente, garantindo que a declaração do Imposto de Renda seja feita corretamente. Para maiores informações, acesse o site do INSS e fique por dentro de todas as novidades.