INSS facilita acesso ao auxílio-doença sem perícia médica; veja como obter o benefício

O auxílio-doença é um benefício oferecido pelo INSS para trabalhadores que se encontram temporariamente incapazes de exercer suas atividades laborais devido a enfermidades ou acidentes. No entanto, muitas pessoas têm dúvidas sobre como conseguir esse benefício.

Recentemente, o INSS aprovou a concessão do auxílio-doença sem a necessidade de perícia médica para algumas situações específicas. Isso significa que é possível ter acesso ao auxílio-doença sem a necessidade de passar por uma perícia médica.

O auxílio-doença é destinado a quem sofreu uma doença ou um acidente que pode ter relação ou não ter com o trabalho. No entanto, para receber esse benefício, é necessário cumprir alguns requisitos, como a perícia médica ou a análise de documentos que atestem o afastamento.

Existem algumas doenças que não necessitam de carência para auxílio-doença. A carência de 12 meses não é necessária no caso de diagnóstico de doenças graves.

O valor do auxílio-doença é de 91% do salário de benefício do segurado, mas não pode ser menor que 1 salário mínimo nem superior ao teto do INSS.

Para solicitar o auxílio-doença, é necessário fazer o pedido à Previdência Social por meio da Plataforma Meu INSS. Dependendo do caso, será agendada uma perícia ou haverá análise documental do atestado médico enviado pelo segurado pela internet.

É possível acumular o auxílio-doença com outros benefícios em algumas situações, como a pensão por morte, entretanto, não pode ser acumulado com outros benefícios. Também não pode ser acumulado com aposentadoria paga pelo INSS, salário-maternidade e seguro-desemprego.

Essas mudanças no processo de concessão do auxílio-doença podem ajudar a agilizar o acesso ao benefício para quem realmente precisa. Portanto, é importante ficar atento aos requisitos e realizar a solicitação da maneira correta.

Fonte: [Meutudo](https://meutudo.com.br/blog/seguro/dicas/nao-e-mais-necessario-passar-por-pericia-para-conseguir-o-auxilio-doenca/)