NIS: O que é e como encontrar o seu?

O NIS é um número de registro dos cidadãos, atribuído pela Caixa Econômica Federal (CEF). Ele é uma solução simples e moderna para o empregador, pois permite o cadastramento de seus funcionários facilmente e garante à sua equipe os direitos trabalhistas.

O que é NIS?

O Número de Identificação Social (NIS) é um cadastro oferecido pelo Governo Federal para identificar o cidadão que recebe ou não benefício social. Esta identificação também é utilizada para garantir que os trabalhadores recebam seus direitos trabalhistas e previdenciários. Um exemplo é o recebimento e recolhimento do Seguro Desemprego, FGTS, aposentadoria, abono salarial.

Quem deve ter o NIS?

Ele é um número de cadastro voltado para empregados de empresas privadas, proprietários de negócios (PF), beneficiários de programa social ou de Política Pública, Cooperativas, entre outros.

Para que serve o NIS?

Primeiramente, sem o NIS é impossível receber alguns benefícios e direitos dos trabalhadores. O cadastramento possibilita ao brasileiro consultar e sacar benefícios sociais administrados pela Caixa Econômica Federal. Exemplo disso é o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), seguro-desemprego, Abono Salarial do PIS, Bolsa Família, entre outros.

Como saber o número do NIS através de documentos?

Na carteira de trabalho você pode identificar na página inicial, onde contém sua foto e dados, pelo número do PIS/PASEP. Você também encontra o número do NIS na Carteira de Trabalho Digital, que pode ser acessada online pelo aplicativo, disponível para Android e IOS.

Também é possível consultar o NIS pelo CPF, a partir do Meu INSS. Para isso, no entanto, é preciso ter uma senha cadastrada.

O NIS também pode ser identificado facilmente no cartão do Bolsa Família. Abaixo do seu nome, os 11 primeiros dígitos são o número do seu NIS.

Com o extrato FGTS é possível consultar seu saldo e as movimentações feitas na conta. Ele pode ser acessado online, pelo site da Caixa Econômica Federal ou aplicativo FGTS, disponível para Android e IOS.

Além dos documentos citados, também é possível consultar o número do NIS pela internet. Através do site ou aplicativo Meu INSS, é possível ter acesso a diversos serviços da previdência de forma gratuita, além de fazer a consulta do NIS pelo CPF.

Como cadastrar o NIS?

A identificação do número do NIS pode ser cadastrado de duas formas: a partir do cadastramento dos cidadãos nos bancos de dados do Sistema Nacional de Informações Sociais e a partir do primeiro registro na Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) dos profissionais.

Qual a diferença entre NIS, PIS e NIT?

A inscrição no NIS serve para identificar os brasileiros que recebem ou receberam, por direito, algum benefício social. Já os trabalhadores autônomos, que nunca tiveram carteira assinada, para que tenham acesso aos benefícios previdenciários do INSS, deverão se inscrever no NIT (Número de Registro de Trabalhador). Caso futuramente venha a ter carteira assinada, o PIS será o mesmo número do NIT.

Mantenha sempre o seu cadastro do NIS atualizado com suas informações recentes. Ele garante o recebimento de forma correta dos seus benefícios por direito como cidadão. O NIS, é um número de registro dos cidadãos, atribuído pela Caixa Econômica Federal (CEF) e é de suma importância para o recebimento de diversos benefícios trabalhistas e sociais.