Saiba como solicitar a Carteira do Idoso pela internet

Você sabia que a Carteira do Idoso oferece benefícios complementares para pessoas com mais de 60 anos? Com este documento, é possível ter acesso a gratuidade no transporte entre estados e descontos na compra de passagens. Confira como solicitar a sua pela internet!

O que é a Carteira do Idoso?

A Carteira do Idoso é um documento que comprova a renda da pessoa com mais de 60 anos, permitindo o acesso a benefícios como a gratuidade no transporte entre estados e descontos na compra de passagens. Com validade de 2 anos, para obtê-la é necessário comprovar renda inferior ou igual a dois salários mínimos.

Para que serve a Carteira do Idoso?

Além de oferecer gratuidade ou descontos em passagens entre os estados, a carteira é válida em todo o território nacional e sua aceitação é obrigatória em todas as empresas de transportes.

Quais informações constam na carteira da pessoa idosa?

Assim como a carteirinha de estudante, a Carteira do Idoso também possui informações importantes, como nome completo, data de nascimento, número do documento de identificação, número do CPF, Número de Inscrição Social (NIS), data de expedição e validade, além de um QR Code com código alfanumérico.

Quem pode solicitar a Carteira do Idoso?

Pessoas com mais de 60 anos que não possuem comprovação de renda e que recebem até 2 salários mínimos podem solicitar a carteira. É necessário estar cadastrado no CadÚnico (Cadastro Único para Programas do Governo Federal) para ter acesso ao NIS.

Como emitir a carteira do idoso pela internet?

A solicitação da carteira do idoso pode ser feita pela internet. Basta acessar o site Carteira do Idoso, fazer o login na conta Gov.br, e realizar o pedido. O documento pode ser impresso ou salvo em seu dispositivo.

Emitindo a Carteira do Idoso pelo CRAS

Caso prefira, a carteira também pode ser solicitada presencialmente no CRAS, para isso, é necessário comparecer ao local com os documentos de identidade, CPF e número do NIS.

Qual a validade da Carteira do Idoso?

A carteira do idoso tem validade de 2 anos. Ao se aproximar da data de expiração, é importante solicitar uma nova para não perder seus benefícios.

Onde é possível usar a carteira do idoso?

A carteira pode ser utilizada em viagens interestaduais, basta comparecer ao guichê da empresa de transporte e solicitar a passagem gratuita ou com desconto. É importante sempre validar seu direito à gratuidade, levando a impressão ou a foto da carteira.

Agora que você viu como é fácil obter a Carteira do Idoso, aproveite para garantir seus direitos! Para mais informações, acesse o site oficial do Carteira do Idoso.