O Número de Identificação Social (NIS) é essencial para quem recebe benefícios sociais do governo e deseja consultar abono salarial e parcelas do seguro-desemprego. A sequência de 11 dígitos é cadastrada pelo governo para identificar trabalhadores em programas sociais e políticas públicas. É possível consultar o NIS pelo CPF de várias maneiras, tanto online quanto presencialmente. Confira abaixo como fazer a consulta:

A seguir, está listado algumas formas de consultar o NIS pelo CPF:

### O que é o número do NIS

O NIS (Número de Identificação Social) é uma sequência de 11 dígitos que consiste em um cadastro feito pelo governo para identificar o trabalhador em diversos programas sociais e de políticas públicas.

### Como consultar o NIS pelo CPF?

Uma das formas de verificar o NIS pelo CPF é acessando o aplicativo Cadastro Único. Após fazer abrir o aplicativo, clique na opção “Meus Benefícios” e faça login com CPF e senha cadastrados na conta gov.br. Para mais informações, acesse o link:
[Meu NIS](https://www.youtube.com/watch?v=S8tPmAdn_Vk)

Além disso, existem diversas outras maneiras de fazer a consulta:

Extrato FGTS: Acesse o app do FGTS com seu CPF e senha cadastrados anteriormente;
Meu INSS: Baixe o aplicativo Meu INSS, faça login e clique na opção “Meu Cadastro”;
Portal CNIS: Acesse o site oficial do CNIS e clique na opção “Cidadão”;
Cartão Cidadão, telefones de contato ou outros meios disponíveis.

### Por que saber o NIS é importante?

O número do NIS é essencial para acessar programas e benefícios sociais do governo, possibilitando a consulta de benefícios e evitando fraudes. Por isso, é fundamental consultar o NIS para Bolsa Família e outros benefícios vinculados a esta numeração.

### Número do NIS é o mesmo que o PIS?

O número utilizado para o NIS é o mesmo utilizado para o PIS (Programa de Integração Social). No entanto, o cidadão tem acesso ao PIS quando inicia seu vínculo empregatício, enquanto o NIS é gerado independentemente do vínculo empregatício.

Para mais dúvidas e informações sobre como consultar o NIS, os consumidores podem acessar o portal Meu INSS, extrato do FGTS, portal CNIS, cartão cidadão, cartão Auxílio Brasil ou Bolsa Família, através do telefone 0800-726-0207 da Caixa Econômica Federal.