Como verificar o PIS pelo CPF e obter o comprovante de maneira rápida e simples?

## O que é o PIS?

O Programa de Integração Social (PIS) é um programa governamental que permite que os trabalhadores de empresas privadas tenham acesso a benefícios como o FGTS, abono salarial e seguro-desemprego. Criado em 1970, ele é financiado pelo Fundo de Amparo ao Trabalhador, proveniente das contribuições feitas pelas empresas.

### PIS e PASEP são a mesma coisa?

Apesar de terem sido criados com o mesmo propósito, o PIS é voltado para trabalhadores de empresas privadas, enquanto o PASEP é direcionado aos servidores públicos. Além disso, o PIS é administrado pela Caixa Econômica Federal, enquanto o PASEP é repassado pelo Banco do Brasil.

## Onde tirar o comprovante do PIS?

O comprovante do PIS pode ser emitido pessoalmente em uma agência da Caixa Econômica Federal, através do aplicativo Caixa Trabalhador ou do site Caixa PIS.

### Solicitando o comprovante do PIS em uma agência Caixa

Se for necessária uma ida até a agência, basta se dirigir ao atendimento com os documentos pessoais, carteira de trabalho e o número do PIS em mãos. O atendente providenciará uma cópia do comprovante.

### Emitindo o comprovante do PIS através do aplicativo

Para mais comodidade, o comprovante pode ser obtido pelo aplicativo Caixa Trabalhador. Basta instalá-lo, acessar com seu CPF e senha previamente cadastrada, selecionar “MEU NIS” e, se desejar, salvar o comprovante.

### Como saber se o número do meu PIS está ativo?

A numeração do PIS pode ser verificada em diversos locais, como no Cartão Cidadão, na carteira de trabalho, no site CNIS, no portal MEU INSS, no telefone do INSS e através do atendimento telefônico da Caixa.

Para tirar dúvidas, confira o passo a passo completo de como baixar o comprovante do PIS aqui.

Se houver interesse em simular o saque-aniversário do FGTS e antecipar até 12 parcelas do benefício, é possível fazê-lo na meutudo.

Se ainda houver questões sobre o PIS, confira aqui as perguntas frequentes com respostas e informações adicionais sobre o número do PIS, comprovantes, cartão do PIS, conexões com o NIT e como emitir o extrato do PASEP.