Empréstimo FGTS: O que você precisa saber

A opção de Empréstimo FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) foi introduzida em 2020 e permite que os participantes do saque-aniversário antecipem suas parcelas, com desconto automático diretamente de suas contas do FGTS.

Para ter direito ao saque-aniversário, e consequentemente, ao Empréstimo FGTS, é necessário aderir à modalidade antecipadamente. No entanto, o trabalhador perde o direito de sacar o saldo integral de suas contas do FGTS em caso de demissão, recebendo apenas a multa rescisória de 40%.

Devido à garantia de pagamentos em dia, os bancos oferecem taxas de juros mais baixas e facilidade na aprovação, inclusive para negativados. Desde sua criação até 1º de setembro de 2023, aproximadamente 17 milhões de trabalhadores brasileiros contrataram cerca de R$ 112,3 bilhões em empréstimos com antecipação do saque-aniversário do FGTS.

Vantagens do Empréstimo FGTS

  • Dinheiro rápido: Receba o dinheiro em até um dia útil após a aprovação.
  • Juros baixos: Contrate com taxas a partir de apenas 1,49% ao mês.
  • Sem dívidas mensais: As parcelas são anuais e debitadas diretamente do saldo do FGTS.
  • Contratação 100% online: Simule e contrate de forma segura sem sair de casa.
  • Disponível para negativados: Seu CPF não será consultado nos birôs de crédito.
  • Liberdade para usar: Use o dinheiro como quiser, sem precisar comprovar renda.

Desvantagens do Empréstimo FGTS

  • Ao migrar para a modalidade saque-aniversário, o trabalhador perde o direito de sacar o valor integral do FGTS em caso de demissão.
  • Ao comprometer parte do saldo de seu FGTS com empréstimos, o trabalhador perde um recurso reservado para momentos de necessidade.

Onde solicitar o Empréstimo FGTS

As taxas de juros e o número de parcelas do saque-aniversário que poderão ser antecipadas variam de banco para banco. Três das instituições mais procuradas para o Empréstimo FGTS são o Banco Pan, Banco Safra e Caixa Econômica Federal. Antes de fazer a solicitação, é necessário autorizar os bancos a consultarem seu saldo do FGTS, procedimento que pode ser realizado por meio do aplicativo FGTS.