Auxílio Brasil agora é chamado de Bolsa Família, confira como fazer consulta

A crise econômica ocorrida durante a pandemia do Covid-19 levou muitas famílias a dependerem dos programas sociais do Governo Federal, principalmente o Auxílio Brasil, que agora é chamado de Bolsa Família. Diante disso, é fundamental que as famílias saibam como realizar a consulta desse benefício em 2023.

O que é o Auxílio Brasil?

O Auxílio Brasil, criado em 2021, é um programa de transferência de renda que abrange diferentes políticas públicas de assistência social e saúde. Hoje, o valor do benefício varia de acordo com a composição familiar e a renda por pessoa.

Diferenças entre o Auxílio Brasil e Bolsa Família

Com a mudança de governo em 2023, os beneficiários do Auxílio Brasil migraram automaticamente para o novo Bolsa Família. Embora haja diferenças nos benefícios, o objetivo permanece o mesmo: fornecer assistência financeira para famílias de baixa renda.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

Não é garantido que todos os beneficiários do Auxílio Brasil tenham direito ao Bolsa Família após as alterações de requisitos e do nome do programa. É necessário calcular a renda familiar dividida pelo número de membros para saber se é possível receber o benefício.

Consultando o Auxílio Brasil

A consulta do Bolsa Família pode ser feita de diversas maneiras, online ou por ligação telefônica. Com o CPF, é possível realizar a consulta através do aplicativo ou site do Bolsa Família. Também é viável consultar o Número de Identificação Social (NIS) ligando para a Central de Atendimento Caixa ou usando o aplicativo Caixa Tem.

Como saber se fui aprovado no Auxílio Brasil?

Para confirmar a aprovação, é possível acessar o aplicativo Bolsa Família ou o Caixa Tem. O acompanhamento da entrada no programa pode ser feito pelo site ou aplicativo do Cadastro Único, além de consulta por telefone nas centrais de atendimento do Bolsa Família e da Caixa.

Quanto tempo leva para ser aprovado no Auxílio Brasil?

O Ministério da Cidadania estabelece um prazo de até 45 dias para análise dos documentos e entrevista, a fim de comunicar a aprovação do benefício.

Quem atualizou o Cadastro Único vai receber o Auxílio Brasil?

Aqueles que atualizaram o Cadastro Único e se enquadram nos critérios poderão receber o Bolsa Família.

Aplicativo do Auxílio Brasil

O aplicativo correspondente ao benefício agora é o App Bolsa Família, disponível para aparelhos Android e iOS.

Bolsa Família atualizado em 10 de outubro de 2023. Confira a política de alteração do Governo Federal sobre o benefício.

Gostou dessas informações? Deixe seu comentário! E para mais conteúdos como este, inscreva-se no formulário abaixo e receba notícias sobre esse tema em seu e-mail. Isto foi útil? Obrigado por avaliar! Perguntas frequentes
Como acessar os extratos do caixa tem.
O que fazer quando o auxílio foi negado.
como consigo o número do meu NIS (Número de Identificação Social).
Atualizado em 10 de outubro de 2023. Confira a política de mudanças do Governo Federal sobre o benefício.