Plataforma Meu INSS é uma solução prática e conveniente para segurados do INSS

O Meu INSS é uma plataforma online desenvolvida pela Previdência Social que oferece uma solução prática e conveniente para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A plataforma simplifica e agiliza atendimentos que antes eram realizados nas agências físicas, economizando tempo e esforço dos segurados. Por meio do site ou aplicativo, é possível acessar extratos, solicitar benefícios, realizar a prova de vida e aproveitar diversos outros serviços, todos gratuitos. Confira a seguir um guia completo sobre o Meu INSS.

O que é o Meu INSS?

O Meu INSS é uma plataforma online que foi desenvolvida para dar maior facilidade à vida do cidadão. No Meu INSS é possível utilizar mais de 90 serviços do INSS de forma digital e também o que estiver na plataforma do gov.br. Esta plataforma online foi a solução encontrada pela Previdência para reduzir as filas das agências e tornar a informação mais acessível ao trabalhador.

Como baixar o aplicativo Meu INSS?

Para acessar os serviços oferecidos pelo INSS, como simular a aposentadoria, dar entrada em benefícios, agendar perícias e consultar extrato de pagamentos, entre outros, basta acessar o site meu.inss.gov.br ou instalar o aplicativo Meu INSS no seu celular (Android e IOS). A plataforma está acessível tanto pelo site como pelo aplicativo, o que oferece maior comodidade aos segurados.

Serviços disponíveis na plataforma do Meu INSS

Na plataforma do Meu INSS, tanto no site como no aplicativo, é possível ter acesso a mais de 90 serviços que facilitam a vida do cidadão, tais como:

– Alterar dados cadastrais do INSS
– Alterar local ou forma de pagamento
– Atualização de dependentes para Imposto de Renda
– Cadastrar declaração de cárcere/reclusão
– Cadastrar ou renovar procuração, ou representante legal
– Cadastrar ou renovar representante legal
– Carteira de descontos Meu INSS+
– Certidão de Tempo de Contribuição (CTC)
– Cessação de benefício por óbito
– Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT)
– Consulta de benefícios
– Consultar taxa de juros dos bancos em empréstimo e cartão de crédito consignado
– Declaração de atividade
– Desistência de benefício
– Prova de vida
– Recurso e revisão
– Reativar benefício
– Reembolso de deslocamento para realização de perícia médica em outra cidade
– Solicitar aposentadoria por Idade
– Solicitar aposentadoria por incapacidade permanente
– Solicitar aposentadoria por tempo de contribuição
– Solicitar auxílios
– Solicitar benefícios assistenciais
– Solicitar exclusão e reativação de empréstimo consignado judicial
– Solicitar pagamento de benefício não recebido
– Solicitar pensão por morte
– Solicitar salário-maternidade
– Solicitar aposentadoria
– Simular aposentadorias

Como entrar no Meu INSS?

O Meu INSS mudou a forma de login e desde junho deste ano mudanças estão sendo realizadas no site e aplicativo para aumentar a segurança contra o acesso de terceiros. Mas acessar o Meu INSS ainda é muito simples. Para isso é necessário ter cadastro no Portal Gov.br, que unifica diversos canais digitais do governo. O login pode ser feito por meio da senha cadastrada na conta gov.br, biometria facial, QR Code, certificado digital ou certificado digital em nuvem.

Perdi a senha do Meu INSS, e agora?

Caso tenha esquecido sua senha do Meu INSS, é possível recuperá-la de forma simples. O primeiro passo é entrar no site ou app do Meu INSS, clicar em “Entrar com gov.br”, inserir seu CPF e “Continuar”. Em seguida, clique no botão “Esqueci minha senha” e escolha uma das opções para gerar uma nova senha. É possível recuperar a senha através do e-mail ou telefone cadastrados, biometria facial e também pelo internet banking dos bancos autorizados.

Como fazer o cadastro no Meu INSS pelo CPF?

Para se cadastrar no Meu INSS, é preciso acessar o site ou aplicativo Gov.br, digitar o CPF e preencher os dados solicitados, respondendo às perguntas da sua vida previdenciária junto ao INSS. Também é possível fazer o cadastro por meio dos bancos autorizados, utilizando o internet banking para criar a senha inicial do Meu INSS.

A plataforma Meu INSS oferece uma solução prática e conveniente para segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por meio do site ou aplicativo, é possível acessar extratos, solicitar benefícios, realizar a prova de vida e aproveitar diversos outros serviços gratuitos, agilizando atendimentos que antes eram realizados nas agências físicas. Confira a seguir um guia completo sobre o Meu INSS.