Beneficiários do Bolsa Família devem ficar atentos às mudanças que estão previstas para janeiro, de acordo com o calendário de pagamentos divulgado pelo Governo Federal. Os valores serão organizados com base no último dígito do NIS (Número de Inscrição Social) em grupos mensais, e as orientações específicas para o recebimento dos valores já estão sendo apresentadas.

Com a conclusão da última rodada de pagamentos em 22 de dezembro de 2023, as orientações para o ano subsequente começam a surgir. Embora haja diversas tabelas sobre os repasses circulando na internet, ainda é essencial aguardar a divulgação oficial pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), que está para acontecer nos próximos dias de 2023.

As novas orientações incluem a realização do acompanhamento pré-natal e do calendário nacional de vacinação, bem como do estado nutricional das crianças menores de 7 anos, e uma frequência escolar mínima de 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% para os beneficiários de 6 a 18 anos incompletos que não tenham concluído a educação básica.

As datas de pagamento em janeiro seguirão a ordem do dígito final do NIS. Importante mencionar que ainda é considerado incorreto qualquer informação sobre a unificação dos pagamentos do programa em um único dia a partir de janeiro de 2024, uma vez que não houve pronunciamento oficial do governo ou do MDS. O calendário de pagamento para janeiro é o seguinte:

– NIS final 1: 18 de janeiro;
– NIS final 2: 19 de janeiro;
– NIS final 3: 22 de janeiro;
– NIS final 4: 23 de janeiro;
– NIS final 5: 24 de janeiro;
– NIS final 6: 25 de janeiro;
– NIS final 7: 26 de janeiro;
– NIS final 8: 29 de janeiro;
– NIS final 9: 30 de janeiro;
– NIS final 0: 31 de janeiro.

Além disso, o Governo Federal aprovou medidas para combater fraudes no Bolsa Família, que incluem o aprimoramento dos controles de coleta de dados por autodeclaração, a criação de um sistema de avaliação periódica dos dados e a ampliação de monitoramento e orientação aos municípios. Saiba mais sobre o calendário e as medidas no link a seguir.