Desinformação na internet a respeito do presidente Lula no caso do Bolsa Família: de fato, o presidente somente cortou 500 mil beneficiários do programa em 2023. Além disso, a notícia de que ele gastou R$ 1 bilhão em 2023 foi desmentida, pois o montante gasto em viagens internacionais foi de aproximadamente R$31 milhões.

Ao investigar o Cadastro Único (CadÚnico), o governo confirmou problemas e irregularidades durante a gestão anterior. Em agosto, foram distribuídas novas regras para a inclusão de famílias no benefício, que entraram vigor em setembro. O governo federal aprovou um relatório em conjunto com medidas para resolver o problema de fraudes no Bolsa Família. Dentre as medidas propostas estão o aprimoramento dos controles de coleta de dados por autodeclaração, a criação de um sistema de avaliação periódica dos dados e a ampliação de monitoramento e orientação aos municípios.

Quanto aos cortes no Bolsa Família em 2024, os beneficiários que não atualizaram as informações no CadÚnico, que foram descobertos em situações de fraude e que não cumpriram as regras de permanência (incluindo frequência escolar mínima, apresentação do cartão de vacinação atualizado e acompanhamento nutricional e gestacional) serão os afetados.

É importante mencionar também que o programa Bolsa Família pode passar por diferentes estágios e os suspensos ou cortados ainda terão oportunidade de regularizar sua situação. Após a regularização, o Governo Federal terá um prazo de até 60 dias para avaliar os documentos e decidir se os pagamentos serão retomados. Caso isso ocorra, os pagamentos retroativos também serão efetuados, garantindo a cobertura dos meses em que o benefício esteve suspenso ou cortado. Para mais informações, confira a lista de regras de elegibilidade do programa e como evitar cortes no benefício. Novos critérios do Bolsa Família podem ser conferidos em detalhes.

Confira também: A importância do Cadastro Único (CadÚnico) para o Bolsa Família.

Os leitores que se interessaram por esse assunto podem encontrar mais informações clicando aqui.