Doenças mentais como o Transtorno Bipolar e o Borderline têm um grande impacto na saúde emocional e psicológica, podendo afetar a capacidade de trabalho das pessoas. Muitos buscam compreender seus direitos previdenciários e como os Códigos Internacionais de Doenças influenciam nesse processo.

O que é alienação mental?

A alienação mental se caracteriza por condições psicológicas decorrentes de doenças mentais, que por sua vez, podem afetar consideravelmente o funcionamento cognitivo, emocional e comportamental de uma pessoa.

Laudo de alienação mental?

O laudo de alienação mental é um documento médico que descreve detalhadamente o estado psicológico do indivíduo, ajudando a identificar e direcionar o tratamento adequado.

Quais são as doenças de alienação mental?

A alienação mental engloba uma série de doenças mentais, incluindo Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG), Transtorno do Pânico, Depressão, Transtorno Bipolar, Borderline, Esquizofrenia, e muitos outros.

CIDs – Alienação Mental

Confira as doenças mentais e os seus respectivos CIDs: F00 a F09 – Transtornos mentais orgânicos, F10 a F19 – Transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de substância psicoativa, F20 a F29 – Esquizofrenia, F30 a F39 – Transtornos do humor (afetivos), e assim por diante.

Quem tem laudo CID F60 aposenta?

Quem tem laudo CID F60 aposenta, sim. No entanto, é importante destacar que ambos os benefícios necessitam de perícia médica do INSS.

Quem tem Borderline pode se aposentar?

Quem tem Borderline pode se aposentar, sim. No entanto, é necessário comprovar que o transtorno afeta diretamente a capacidade de trabalhar.

Quem tem Transtorno Bipolar aposenta?

Quem tem Transtorno Bipolar aposenta, sim. Assim como no caso do Borderline, a aposentadoria para pessoas com Transtorno Bipolar pode ser uma opção se houver comprovação médica da incapacidade para o trabalho.

Quem tem alienação mental por depressão pode se aposentar?

Quem tem alienação mental por depressão pode se aposentar, sim. Mas, para isso, deve comprovar que a incapacidade laboral foi ocasionada por esse transtorno.

Existem outras doenças que possibilitam benefícios do INSS para pessoas afetadas por doenças mentais, como F06, F10, F14, F20, F29, F43, entre outros.

Este artigo foi útil?

Links para baixo:
– Continuar se informando
– Atualizações diretamente em seu e-mail
– Quem tem Transtorno Bipolar pode ser considerado PCD?

– Principais CIDs relacionados à alienação mental
– Indivíduos com esquizofrenia têm direitos assegurados
– A possibilidade de aposentadoria para casos de bipolaridade e alienação mental