A aposentadoria para pessoas com deficiência auditiva está garantida por lei e pode ser solicitada por meio de dois critérios: tempo de contribuição ou idade mínima. A Lei Complementar nº 142/2013 regulamenta a aposentadoria de pessoa com deficiência através do Regime Geral de Previdência Social – RGPS. Confira abaixo mais detalhes sobre como solicitar a aposentadoria da pessoa com deficiência e quais são os critérios para se aposentar por deficiência auditiva.

### Como solicitar a aposentadoria da pessoa com deficiência

Para solicitar a aposentadoria por deficiência auditiva, é necessário cumprir dois critérios: tempo de contribuição e grau de deficiência.

#### Por tempo de contribuição

O primeiro critério adotado pelo INSS para conceder a aposentadoria por tempo de contribuição para pessoa com deficiência auditiva é que ele contribua por, no mínimo, 180 meses. Além disso, é preciso ficar atento ao tempo estipulado de acordo com o grau de deficiência, que pode ser grave, médio ou leve.

#### Por idade

Para solicitar a aposentadoria por idade, a pessoa com deficiência auditiva deverá ter, no mínimo, 60 anos de idade (homens) ou 55 anos (mulheres), e ter realizado 180 pagamentos ao INSS. Não é preciso comprovar o grau da deficiência nesse caso.

### Diferença entre aposentadoria por deficiência e aposentadoria por invalidez

É importante diferenciar a aposentadoria por deficiência da aposentadoria por invalidez. Enquanto a primeira é destinada às pessoas com deficiência que podem exercer atividades laborais, a segunda é concedida àquelas que são incapazes de trabalhar de forma permanente por conta de alguma doença.

### Documentos para pedir a aposentadoria por deficiência auditiva

Os documentos necessários para dar entrada no pedido de aposentadoria por deficiência auditiva incluem:

– Documento de identificação pessoal com RG e CPF;
– Comprovante de residência;
– Carteiras de Trabalho ou qualquer outro documento que comprove relação previdenciária;
– Laudos médicos, atestados de diagnóstico, exames, receituários, laudos do CRAS.

### Passo a passo de como dar entrada no INSS

A aposentadoria por deficiência pode ser solicitada pelo portal Meu INSS. Após a solicitação, será agendada uma perícia médica, onde o segurado deverá comprovar a condição de deficiência auditiva.

Para saber mais sobre a aposentadoria para pessoas com deficiência auditiva, bem como outros assuntos de seu interesse, inscreva-se no formulário e receba conteúdos por e-mail.

Se ainda restam dúvidas, confira as perguntas frequentes e artigos sobre o tema.

Fonte: [Meu Tudo](https://www.meutudo.com.br/)
![Imagem relacionada ao texto](https://source.unsplash.com/PROXRqFcF0s)