O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que faz parte do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), desempenha um papel fundamental na proteção de pessoas em situação de vulnerabilidade. No entanto, para ter acesso aos serviços oferecidos pelo CRAS, é necessário fazer um agendamento. Neste artigo, você descobrirá quais serviços exigem agendamento no CRAS e como agendar online em qualquer estado do Brasil.

Quando é necessário fazer agendamento no CRAS?

O agendamento é necessário para acessar diversos serviços e programas oferecidos pelo CRAS. No entanto, a necessidade de agendamento pode variar de acordo com a localidade. Alguns serviços exigem agendamento prévio, enquanto outros estão disponíveis sem a necessidade de marcação. Para saber quais serviços requerem agendamento, é recomendado entrar em contato por telefone ou visitar o CRAS mais próximo para obter orientações específicas da região. Dessa forma, você garantirá um atendimento adequado, de acordo com as políticas em vigor em sua localidade.

Agendamento por telefone no CRAS

Para agendar pelo telefone, é necessário entrar em contato com a unidade do CRAS mais próxima e solicitar informações sobre o procedimento. Os atendentes do CRAS fornecerão orientações sobre os horários disponíveis e os documentos necessários para agendamento. Essa opção é especialmente útil para aqueles que não têm acesso à internet ou preferem agendar de forma direta. Vale ressaltar que o atendimento do CRAS é definido por estado e município, portanto não existe um número unificado para entrar em contato.

Agendamento online no CRAS

Para agendar online, basta acessar o site da prefeitura de sua região e procurar pelo link do sistema de agendamento do CRAS. Através desse sistema, você poderá selecionar a data e o horário disponíveis que melhor se adequem às suas necessidades.

É possível consultar, cancelar ou alterar o agendamento?

A possibilidade de consultar, cancelar ou alterar o agendamento varia de acordo com o sistema de atendimento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de cada município. Se o município disponibilizar um site, poderão ser solicitados dados pessoais, como CPF, número do protocolo de agendamento, data de nascimento e código de verificação da imagem. O sistema verificará se há um agendamento em seu nome, permitindo que você visualize os detalhes, como dia e horário marcados. Caso perceba que não poderá comparecer na data agendada, é necessário cancelar ou alterar o agendamento. É importante ressaltar que o cancelamento deve ser feito com pelo menos 3 dias de antecedência para ser considerado válido.

agendamento CRAS em algumas cidades específicas:

– São Paulo (SP), Guarulhos, Ribeirão Preto, Butantã: A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS) de São Paulo disponibiliza o agendamento online para atendimento nos 54 CRAS da cidade. Você pode acessar o site da prefeitura de São Paulo para escolher o dia, hora e local de atendimento desejado. Há também a opção de procurar uma das unidades ou o site do Descomplica SP para atualização e inclusão no Cadastro Único (CadÚnico). Em Guarulhos, o agendamento é realizado pelo site do município ou pelo telefone 2408-7020. Em Ribeirão Preto, os cadastramentos para o CRAS são feitos online, sempre às segundas-feiras, através do site da prefeitura. Para mais informações e ajuda durante o procedimento, entre em contato com o Centro de Referência de Assistência Social. No bairro Butantã, o CRAS pode ser contatado pelo telefone (11) 3742-7544. Outras regiões também possuem unidades do CRAS, confira os telefones de contato para algumas delas.

– Distrito Federal (DF): O CRAS do Distrito Federal implementou um novo sistema de agendamento para reduzir as filas e tornar o processo mais conveniente para os cidadãos. Para agendar um serviço do CRAS, basta ligar para o telefone 156 ou acessar o site da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) do DF e seguir as instruções.

– Alagoas (AL) / Maceió: O agendamento de atendimento no CRAS em Alagoas, mais especificamente em Maceió, é realizado entrando em contato diretamente com a unidade mais próxima de sua residência.